sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Falar mal e excluir o ex da vida dos filhos traz problemas afetivos sérios


A prática imoral de colocar os filhos contra o ex é conhecida como síndrome da alienação parental. As crianças ouvem o pai ou a mãe falar mal do parente a fim de excluí-lo do convívio com o objetivo de romper os laços afetivos. Pequenos que vivem tal situação podem ter crises de angústia e depressão e tenderão a fazer o mesmo com os parceiros amorosos no futuro.

por Karine Rizzardi*
Todo processo de separação conjugal é doloroso. A situação fica pior ainda quando o pai ou a mãe põe os filhos contra o outro a ponto de nutrir ódio por ele. Os psicólogos chamam esse jogo emocional devastador de síndrome da alienação parental, expressão criada em 1985 pelo psicanalista americano Richard Gardner. Em geral ela é praticada por quem tem a guarda do filho. A pessoa lança mão de artifícios baixos, como dificultar o contato da criança com o ex-parceiro, falar mal e contar mentiras com o objetivo de romper laços afetivos com o parente, podendo desencadear crises de angústia, ansiedade e depressão. Motivada por raiva e sentimento de vingança em relação ao antigo parceiro, o manipulador usa os filhos como arma. Além de interferir nas visitas, faz de tudo para excluir o parente da vida da criança e se coloca como vítima do ex- cônjugue, explorando com riqueza de detalhes seus sentimentos negativos e as más experiências vividas pelo então casal. Todo indivíduo que tenta dividir uma família tem dificuldade para reconhecer que os filhos devem ser respeitados como pessoas e que têm o direito de amar e serem amados tanto pelo pai como pela mãe, independente da separação. Muitos homens e mulheres aflitos procuram os consultórios em busca de ajuda para tentar reverter a situação. Felizmente, agora há mais uma forma de evitar essa prática criminosa. Foi aprovado em 7 de julho último o Projeto de Lei 4053/08, que revisa a guarda do pai ou da mãe que cometem esse abuso psicológico contra o filho.

De fato, as consequências psicológicas na criança ou no adolescente são devastadoras. Eles agem com sentimento constante de raiva e ódio contra o genitor, recusando-se a dar-lhe atenção, visitá-lo ou comunicar-se com ele. Os filhos sentem-se obrigados a pensar do mesmo modo que o parente manipulador, do contrário correm o risco de ser punidos, até com ameaças de abandono. Como são dependentes emocionalmente daquele que os controla, retraem-se e demonstram medo de desagradar ou de se opor a quem devem obediência e, assim, o problema se mantém.

Como se vê, existem ex-parceiros que não têm maturidade para separar uma "briga de casal" de uma "briga familiar". Por isso, é necessário Acompanhamento psicológico familiar urgente para superar o problema. Se isso não for tratado a tempo, os próprios filhos tenderão a ser mais imaturos na área afetiva. Poderão ainda ter problemas com drogas, desenvolver o transtorno de ansiedade e o de pânico e até tentar o suicídio. A principal conseqüência desse desajuste, porém, é que os filhos tendem a repetir no futuro o que aprenderam com pais disfuncionais. Quem sofre com a síndrome da alienação parental deve procurar ajuda psicológica e jurídica.

Já aqueles que provocam tal situação devem se lembrar de que é imoral acabar com a imagem do ex-parceiro. Afinal, tudo na vida é passageiro. Se hoje o filho ou os filhos estão a seu favor, não significa que continuarão no futuro. Em uma separação, os parceiros devem ter atitudes nobres para diminuir a dor mútua. Só é capaz de ter conduta digna quem tem a mente lúcida e amadurecida, pois, como diz Heródoto, "a força não tem lugar onde se precisa de talentos!"
* Karine Rizzardi, psicóloga em Cascavel (PR) especialista em casais, família e em aconselhamento familiar, fez pós-graduação em Psicologia na Chicago University, em Chicago, nos Estados Unidos, e é membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef). E-mail: drakarinerizzardi@gmail.com

Um comentário:

  1. Restauração do casamento. Pare seu casamento de se separar hoje. Perdi meu marido para outra mulher há 2 semanas, após 27 anos de casamento. Tivemos um casamento adorável, mas ele começou um relacionamento com um colega de trabalho que o perseguia. Ele está morando perto de seu trabalho e dela e se recusa a falar comigo ou a voltar para casa. Estou arrasada e estou achando difícil lidar com isso. Eu gostaria de não o amar e poder seguir em frente, mas não posso. Eu não sei como parar de me sentir assim, eu gostaria de não estar me devorando e estou começando a me sentir doente. Dediquei-me a implorar que ele voltasse para casa sem sucesso. Fiquei muito preocupado e precisava de ajuda. Enquanto eu estava navegando na Internet, um dia, me deparei com um site que sugeria que o Dr. Dr Wealthy pode ajudar a resolver problemas conjugais, restaurar relacionamentos rompidos e assim por diante. Então, eu senti que deveria experimentá-lo. Entrei em contato com ele e ele fez um feitiço para mim. dois dias depois, meu marido veio até mim e pediu desculpas pelos erros que cometeu e prometeu nunca mais fazê-lo. Desde então, tudo voltou ao normal. Eu e minha família estamos vivendo felizes juntos novamente. Tudo graças ao chefe Dr. Wealthy. Se você precisar de um lançador de feitiços que possa lançar um feitiço que realmente funcione, sugiro que você o contate. Ele não irá decepcioná-lo. se você tiver algum problema, entre em contato com ele, eu lhe garanto 100% de que ele irá ajudá-lo. Estes são os detalhes dele. Envie um email para: wealthylovespell@gmail.com. Você também pode ligar para ele ou adicioná-lo no Whats-app: +2348105150446

    ResponderExcluir