sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A crise do quarto, não do sétimo ano de casamento


Por Maria Helena Matarazzo*
Dados da ONU revelam que a maioria das separações tem acontecido após quatro anos. Por quê? Uma das explicações é que os casais agora moram juntos antes de oficializar a união e a soma desse período com o de casamento efetivo coincide com o sétimo ano de relação. Outra hipótese é que os casamentos estejam tendo apenas a duração da paixão .
Todo mundo tem seus medos, mas, se você colocar todos num caldeirão e cozinhá-los, vai acabar com um básico, que é o da morte. Morte quer dizer fim, tanto da vida como de um relacionamento, de um casamento. Mas quanto tempo dura um casamento? Por que ele acaba?
Sabemos que não existe casamento sob medida "tanto de altura, tanto de largura, tanto de comprimento . Hoje ninguém tem garantia sobre a duração, nem a certeza de que ele vai ser para sempre. Daí o medo.
Certos casamentos passam por períodos muito difíceis logo no início devido, por exemplo, à falta de preparo de um ou dos dois. Também podem correr riscos por causa de um trauma, um choque violento, como uma morte na família.

Sempre se acreditou e as estatísticas mostravam que a época mais crítica para uma ruptura, é o sétimo ano de casamento, porque, ao longo desse período, os dois vão acumulando raivas, quer dizer, engolindo sapos com ketchup, cobras e lagartos com maionese. Também acumulam tristezas por coisas que o outro fez ou deixou de fazer, sentiu ou deixou de sentir.
Quem na vida não se auto-iludiu? Que não esperou ser compreendido e não foi? Quem não esperou por algo que deveria ter vindo e não veio? Mas essas raivas vão corroendo o tesão, o amor, e essa corrosão pode levar a relação a explodir, ou seja, acontecem brigas violentas em que não se sabe o que vai sobrar. Ou essas tristezas e desilusões vão levando a um ponto de não-escuta, de diálogo impossível, que, por sua vez, pode fazer a relação implodir a raiva se volta para dentro e pode provocar até uma doença.
Uma imagem que me vem à mente é a de uma parede onde se abre um furo e ninguém conserta, depois se abre outro e ninguém conserta e mais outro, e assim sucessivamente, até que um dia, ela desaba. Pensava-se que a época mais comum desse desmoronamento era o sétimo ano. Mas no livro Anatomia do Amor , a etologista americana Helen Fisher revela ter descoberto com base em dados da Organização das Nações Unidas que em 62 culturas diferentes, nas quais as pessoas falam línguas diferentes, usam roupas diferentes, entoam rezas diferentes e sentem esperanças diferentes, a maioria das separações ou dos divórcios ocorre em torno do quatro ano. Ela descobriu também que isso acontece tanto em sociedades em que as pessoas se divorciam com freqüência, como naquelas em que o divórcio é mais raro.
Existem variações, é claro, segundo os costumes e as tradições de cada país. Na Arábia, antigamente, era fácil se divorciar. O marido precisava somente dizer três vezes " eu te repudio num dia em que a mulher não estivesse menstruada e depois fazer três meses de abstinência sexual. O divórcio era revogado se o marido retirasse o que tinha dito ou se o casal voltasse a ter relações sexuais durante os três meses do chamado período de espera.

No Egito e em outros países muçulmanos ainda hoje os divórcios ocorrem mais nos primeiros meses de casamento, porque a família do noivo pode devolver a noiva aos pais quando ela não se ajusta ao casamento. Também o Coração isenta o marido de pagar a metade das despesas do casamento se ele dissolver a união antes de consumá-la com a relação sexual.
Diferenças à parte, desde 1992, quando este dado comparativo de que a maioria dos divórcios ocorre em torno do quarto ano foi divulgado, todo mundo começou a se perguntar " mas por quê? . Ninguém sabe ao certo.
"Os sociólogos dizem que, dos anos 70 para cá, o número de casais que decidiram morar juntos antes de se casar, pelo menos nos Estados Unidos, praticamente triplicou. Muitas vezes, as pessoas vivem juntas dois ou três anos e só então decidem se casar. Ficam casadas aproximadamente quatro e, pelo motivo que for, separam-se. Somando o período que antecede o casamento com o posterior, chegaremos aos famosos sete anos. Na verdade, as relações humanas nascem ou morrem muitas vezes bem antes das legalizações.

Outra explicação que tem sido dada para a tão falada insatisfação do sétimo ano ter se transferido para o quarto é que o casamento agora pode ter apenas a duração de uma paixão. Se uma paixão dura, e geral, de dois a três anos, talvez não seja coincidência que os casamentos estejam durando em torno de quatro, porque sabemos que uma pessoa normalmente leva de seis meses a dois anos para conseguir decidir se separar. Mas nem todos os amantes estão condenados a uniões efêmeras. Num vínculo amoroso existe muito mais do que a paixão. Além disso, cerca de 80% das pessoas que se divorciam voltam a se casar. Muitas acreditam que "re-casar" é deixar a esperança triunfar sobre a experiência. Afinal, quem quer desistir do amor? Ninguém. O que as pessoas querem é saber onde podem encontrar mais amor e com quem e como podem impedir que seu preço seja alto demais.
Maria Helena Matarazzo é sexóloga

Um comentário:

  1. Restauração do casamento. Pare seu casamento de se separar hoje. Perdi meu marido para outra mulher há 2 semanas, após 27 anos de casamento. Tivemos um casamento adorável, mas ele começou um relacionamento com um colega de trabalho que o perseguia. Ele está morando perto de seu trabalho e dela e se recusa a falar comigo ou a voltar para casa. Estou arrasada e estou achando difícil lidar com isso. Eu gostaria de não o amar e poder seguir em frente, mas não posso. Eu não sei como parar de me sentir assim, eu gostaria de não estar me devorando e estou começando a me sentir doente. Dediquei-me a implorar que ele voltasse para casa sem sucesso. Fiquei muito preocupado e precisava de ajuda. Enquanto eu estava navegando na Internet, um dia, me deparei com um site que sugeria que o Dr. Dr Wealthy pode ajudar a resolver problemas conjugais, restaurar relacionamentos rompidos e assim por diante. Então, eu senti que deveria experimentá-lo. Entrei em contato com ele e ele fez um feitiço para mim. dois dias depois, meu marido veio até mim e pediu desculpas pelos erros que cometeu e prometeu nunca mais fazê-lo. Desde então, tudo voltou ao normal. Eu e minha família estamos vivendo felizes juntos novamente. Tudo graças ao chefe Dr. Wealthy. Se você precisar de um lançador de feitiços que possa lançar um feitiço que realmente funcione, sugiro que você o contate. Ele não irá decepcioná-lo. se você tiver algum problema, entre em contato com ele, eu lhe garanto 100% de que ele irá ajudá-lo. Estes são os detalhes dele. Envie um email para: wealthylovespell@gmail.com. Você também pode ligar para ele ou adicioná-lo no Whats-app: +2348105150446

    ResponderExcluir