sábado, 12 de novembro de 2011

Entrevista sobre ansiedade - Época Negócios



“Ansiosos colocam o problema na frente do prazer”

Autora da recém-lançada obra Mentes Ansiosas, a psiquiatra Ana Betriz Barbosa conta como controlar a ansiedade na vida e no trabalho Amanda Camasmie





Sempre pensar que nada vai dar certo é uma característica do ansioso, segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa


Você acorda quase todos os dias com a sensação de que algo ruim irá acontecer? Também sempre está com uma constante sensação de tensão, esperando a todo o momento o pior dos mundos? Se a resposta for sim, há grandes chances de que a sua ansiedade esteja ultrapassando os limites. E chegar a esse nível pode significar que em algum momento você começará a se prejudicar no trabalho e na vida – se já não estiver se prejudicando. “As personalidades mais pré-dispostas a serem mais ansiosas são as perfeccionistas e controladoras”, afimou apsiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora do livroMentes Ansiosas - Medo e a ansiedade além dos limites pela Fontanar, um selo da editora Objetiva.


A psiquiatra conta que tonturas, diarreias, insônia e alergias podem ser indícios de que a pessoa está ultrapassando os limites da ansiedade, o que pode levar até a um transtorno do pânico. Além disso, a ansiedade além dos limites passa a sensação de constante tensão. “O ansioso coloca o problema na frente do prazer”, disse a psiquiatra na entrevista concedida a Época NEGÓCIOS.


Em seu livro, a senhora cita que o medo e a ansiedade são como arroz feijão. Por qual motivo eles andam tão juntos?

O medo e a ansiedade são a mesma coisa para o organismo. Qualquer ser humano tem a reação do medo, que é programado para a nossa sobrevivência para enfrentar dificuldades. Quando essa reação surgiu, ela era ligada a uma sobrevivência material, no sentido de caçar e comer. Hoje, nós temos essa mesma reação, mas com um estilo de vida totalmente diferente. Nos dias atuais temos uma reação frente a um perigo, como medo de cachorro e de lugar fechado, por exemplo. Quando se tem ansiedade é a mesma sensação, a diferença é que o indivíduo não consegue identificar o que traz esse medo. Isso provoca no organismo uma reação de perigo, a pressão aumenta, assim como os batimentos cardíacos e a frequência respiratória. O corpo nos prepara para essa reação de ansiedade porque identifica que é a mesma sensação do medo.


Medo: "Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário"
Ansiedade: "Sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente"


*Trecho do livro Mentes Ansiosas - Medo e a ansiedade além dos limites






Mas se fugimos do centro urbano para ir ao campo, isso faz com que fiquemos menos ansiosos, não?

Sim, mas é diferente. Porque você está indo para lá para descansar e se desconectar totalmente do trabalho e não para desenvolver alguma atividade. E não precisa ir ao campo ou à praia para isso. Em qualquer lugar que você esteja, que consiga te tirar desse turbilhão de coisas, vai fazer com que você descanse. É por isso que as pessoas precisam sair de férias todos os anos. Dividir as férias em duas fases seria importante, porque quando você tira o mês inteiro, você desconecta completamente e depois demora a voltar à rotina corporativa. Muitos que tiram um mês de descanso adoecem, porque fizeram uma esticada muito grande. Na verdade, o melhor ainda seria dividir as férias em quatro, ou seja, tirar uma semana a cada três meses.


A forte ansiedade pode levar ao transtorno do pânico. Como não chegar a isso?

É preciso cuidar do corpo. E não é só fazendo exercícios. Beber muita água é importante. O excesso de adrenalina só sai do corpo pela urina. Beber muita água significa que a pessoa está diluindo a substância no organismo e depois eliminando.


É necessário seguir algum tipo de dieta?A cafeína deve ser evitada. Também é bom evitar ficar muitas horas sem comer e nesse intervalo ingerir doces. Fissura por doces é sinal de que a pessoa está com o estresse elevado. Ganhar peso também é um indício. Mas é um aumento de peso diferente, ele se acumula apenas na cintura abdominal, a pessoa ganha barriga.


E o sono?

A insônia é outro sinal, o sono picado é muito típico de alto nível de ansiedade. Sonhar que perdeu a hora, prazos ou arquivos do trabalho também indicam que você pode estar mais ansioso que o normal. Pessoas que ficam muito irritadas, mesmo que não manifestem também são perigosas para si mesmas. E uma constatação interessante é quando a pessoa começa a fazer solilóquio, que é um diálogo interno. A pessoa começa a ficar chata, a reclamar do trânsito, da vida, do trabalho, de tudo e de todos. Quem ouve muito pessoas assim não se pode deixar contagiar. É preciso ficar atento.




Como o profissional pode trabalhar a ansiedade no dia a dia? Essa qualidade precisa vir das empresas. Uma referência importante é o Google. Existe uma flexibilidade de horário que eles trouxeram para o ambiente corporativo. Há locais para relaxar, e isso é fundamental. O trabalhador gasta quase dois terços da sua vida no trabalho, contando o horário de locomoção, então ele precisa de um ambiente agradável. No Google, hora do almoço é hora do almoço. Eles te “obrigam” a dar uma volta e sair um pouco do ambiente corporativo.




E se a empresa não oferece essa qualidade, o que fazer?

Nesses casos o funcionário precisa utilizar técnicas para não entrar na sintonia da ansiedade. Perceba: quais são os sinais que minha personalidade me dá para dizer que estou ansioso? Cada um vai ter um sinal. Pode ser enxaqueca, tontura, diarréia e outros. Quando estou mais ansioso ou sobrecarregado, como os meus pensamentos reagem? É preciso se autoavaliar diariamente. Também é importante priorizar as atividades e não fazer dez coisas ao mesmo tempo. Não adianta acelerar, porque isso não resolve, não é sinônimo de produtividade.


O Steve Jobs foi extremamente ansioso. Ele foi para a Índia meditar e voltou ainda mais ansioso. Pessoas assim se dão bem, mas antes precisam cair.





E se o funcionário sofre muita pressão do chefe?

Um chefe pode reclamar de tudo, mas não de um resultado satisfatório. Como você vai fazer o seu trabalho não importa. Se ele quer controlar a forma como as atividades são feitas, ele é controlador e um mau chefe. Não se pode deixar entrar na ansiedade dele. É preciso ser produtivo, sem ser pilhado. É preciso desarmar e não rebater. Se você entra na ansiedade do seu chefe, perde a produtividade e nesse momento ele vai falar “tá vendo, eu não falei?”.




Os ansiosos também têm dificuldades em aceitar críticas? Antes de receber a crítica, ele já fica com taquicardia. O ansioso precisa entender que se alguém o chama para fazer críticas, é porque essa pessoa aposta em você. Ele precisa aprender a ouvir, aliás, essa é uma medicação fundamental. O ansioso sempre está precipitado em querer dar a solução, mas nem sempre está preparado para ouvir.


Há um lado positivo da ansiedade?

Os ansiosos são as pessoas que dão o “start” para as coisas. São aqueles que anteveem as coisas, já têm um plano A, B e C. Desde que ele não faça isso uma coisa de vida ou morte, isso é muito interessante. Porque são pessoas que costumam se preparar para as intempéries da vida. Mas ele precisa saber que mesmo que ele tenha dez hipóteses, a vida um dia vai exigir a 11ª e ele vai ter que aceitar. Ele precisa entender que haverá situações em que ele não saberá o que fazer. Lembro apenas que esses exemplos se encaixam em pessoas ansiosas que não estão a ponto de adoecer. São pessoas que sabem administrar a ansiedade e admitem que precisam seguir algumas regras, senão extrapolam.


A senhora tem exemplos de pessoas famosas e ansiosas que fizeram sucesso?

O Steve Jobs foi extremamente ansioso. Ele foi para a Índia meditar e voltou ainda mais ansioso. Criou uma empresa e por querer fazer valer suas ideias, foi posto para fora da própria companhia. Foi quando ele aprendeu e entendeu que deveria fazer com que as pessoas acreditassem na sua ideia. Pessoas assim se dão bem, mas antes precisam cair. Toda vez que vi ansiosos caírem e terem a humildade de saber que as coisas não são como eles querem, os vi tendo sucesso.

A senhora diz que uma dose de medo é importante, seria uma forma de proteção quando atravessamos a rua, somos assaltados, etc. É uma forma de nos mantermos vivos. Qual é o limite para a ansiedade no trabalho? A senhora pode citar exemplos? Você pode ter tonturas, o coração dispara. Ou você tem uma diarreia. Pode ter pressão alta, insônia, dores de cabeça e musculares. Cada organismo reage de um jeito e sinaliza que o corpo não está harmônico. São dores e reações que a pessoa nunca teve e passou a ter. Quando a pessoa procura um tratamento, esse corpo já transbordou.




Como saber se sou uma pessoa muito ansiosa?

Personalidades mais pré-dispostas a serem ansiosas são perfeccionistas e controladoras. São aqueles que estão sempre revisando um trabalho e exigindo muito de si e de todos. Essas pessoas, além de adoecerem, podem adoecer os colegas. Para você saber qual o seu nível de estresse no trabalho, além das dores no corpo, é preciso perceber se você está sempre com uma sensação de tensão. É a sensação de que toda hora vai acontecer algo que vai te prender ou que algo negativo poderá te afetar. O ansioso pensa “não vai dar certo”, “será que vai ser bom?”. O ansioso coloca o problema na frente do prazer.




De acordo com o seu livro, um dado que contraria o senso comum é o fato de que o pânico ocorre com igual frequência nos grandes centros urbanos e nas regiões agrícolas. A vida agitada nas cidades então não influencia de nenhuma maneira o pânico e a ansiedade? É errado imaginar que o centro urbano é o culpado por esse aumento da ansiedade. Na área rural também há muitos estressados. Nunca houve tantos conflitos na área agrícola, com pessoas sendo ameaçadas de morte, por exemplo. A produção agrícola passou a ser commodity, tem a preocupação com as pragas, mudanças climáticas e greves. Também é um ambiente de estresse para as pessoas. Mas é preciso lembrar que precisamos de uma dose de ansiedade. Caso contrário, nem levantamos da cama, porque não estaremos ansiosos para realizar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário