sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ansiedade e dor de cabeça



A enxaqueca tem sido associada à varias morbidades psiquiátricas, principalmente transtornos de humor e ansiedade .Dentre os multifatores que desencadeiam a enxaqueca, a ansiedade está entre eles. Mario Peres e colaboradores, neurologistas da Unifesp e Hospital Albert Einstein de S.Paulo afirmam que os sintomas da ansiedade estão muito relacionados a enxaqueca. 
O sintoma de preocupação excessiva e antecipação de sofrimento por problemas emocionais estiveram presentes em 88% dos pacientes com enxaqueca comparada com apenas 40% dos que não tinham dor de cabeça, O diagnóstico de Ansiedade Generalizada (doença da ansiedade excessiva) afetou 50% das pessoas com enxaqueca, comparadas a 15% dos controles sem dor. 
O corpo responde as sensações ruins relacionadas ao transtorno de ansiedade fabricando substâncias de defesa, corticóides, adrenalina, normalmente produzidas em momentos de pânico ou fobias, por exemplo. Os substratos químicos que promovem o bem estar, calma, tranquilidade, e substâncias analgésicas não são transmitidos para o corpo por ocasião de uma ansiedade generalizada gerando uma carência. 
Outros sintomas como irritabilidade, tensão muscular, problemas de sono, cansaço, problemas de concentração, tensão também foram muito frequentes nos sofredores de enxaqueca, em média 85% comparados a 30% das pessoas sem dor. 
Essa mesma equipe relata uma nova espécie de cefaléia chamada pela equipe de cefaléia diária persistente de início súbito (CPDIS) que é uma cefaléia primária crônica diária, que é geralmente considerada como de difícil tratamento. Os autores relatam nove casos (seis mulheres e três homens) de pacientes diagnosticados com CPDIS e transtorno do pânico que foram tratados com medicamentos para ambas as condições. Seis delas (66%) tiveram resposta boa ou excelente. Os autores concluem que o espectro dos transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de pânico, devem ser considerados em alguns pacientes . O tratamento simultâneo de ambas as doenças podem levar a bons resultados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário